segunda-feira, 3 de setembro de 2018

O ELEFANTE DE PORCELANA NA LOJA DE CRISTAIS


Rui Rio é um homem do sistema com a ambição de mudar o sistema.


Avesso ao facilitismo e ao populismo, inimigo figadal de uma certa esquerda balofa e adversário assumido de uma espécie de comunicação social com aspirações a "Quarto Poder", Rui Rio é a antítese dos modelos criativos das agências de comunicação e dos políticos para quem vale tudo para manter e/ou chegar ao poder.

O jogo de Rui Rio não é folclore nem é colorido, nunca é de curto prazo, é sempre um exercício pensado, resultado de negociação e a longo prazo.

Mas com tal teimosia que chega a afastar mesmo aqueles que estão fartos de um sistema recheado de oportunistas, incompetentes e corruptos.

Rio continua a correr para o mar sem pressa.

E não tem receio de afirmar a sua existência no sentido de ajudar o governo em funções nas matérias mais importantes.

O líder do PSD continua a manter um padrão de oposição atípico para os hábitos dos portugueses, deixando alguns dos seus correligionários de partido à beira de um ataque de nervos.

Se é verdade que ignora as notícias e os opinion makers, indiferente ao poder mediático, não é menos verdade que Rui Rio precisa de mais, de marcar a agenda política com os assuntos que interessam aos portugueses.

A Justiça e a Saúde parecem ser dois dos temas eleitos pelo candidato a primeiro-ministro.

Se o primeiro começou mal, com a polémica escolha de Elina Fraga, a nova versão do Pontal permitiu a Rui Rio denunciar o escândalo vivido na Saúde, entre outros, marcando um recomeço bem-sucedido na recta final para as legislativas de 2019.

Apesar de todos os anticorpos, e como aconteceu agora depois de férias, com o regresso à actividade política, quando Rui Rio fala há substância sobre a qual importa reflectir.

Será esta a fórmula adequada para um país que vive ao ritmo do chuto na bola?

Quem acredita que é possível mudar o país pelo topo, sem show off, então será capaz de ver em Rui Rio uma alternativa séria, credível e de futuro.

Mas o desafio é de monta, tais são os obstáculos que tem pela frente.

E se perder pode hipotecar a possibilidade, mais uma, de transformar Portugal num país racional, em que o debate não é transformado em agressão oca e gratuita, em que as políticas são definidas para o longo prazo e não de acordo com o calendário eleitoral ou dos interesses difusos que captaram o Estado e o poder político.

Será que Portugal precisa mesmo de um elefante de porcelana na loja de cristais?

Sem comentários: