sábado, 28 de março de 2009

Teste à Democracia

Os casos Freeport e BPN estão a abalar o normal funcionamento do regime.

Enquanto a corte do costume vai esperneando à medida que a investigação jornalística avança, todos os olhares se viram para o que anda a fazer a Justiça em relação a estes dois processos e para o que vai fazer o Presidente da República.

Apesar de estar fragilizada por uma legislação manhosa e insuficiente, por um caos organizacional e por insucessos estrondosos, há uma crescente expectativa em relação às respectivas investigações criminais em curso.

Já sabemos que a Justiça é capaz de perseguir os cidadãos anónimos, os presidentes de Câmara e até os dirigentes de futebol. Agora vamos ficar a saber, pela primeira vez, se a Justiça é capaz de enfrentar um primeiro-ministro e um Conselheiro de Estado, ambos em exercício de funções.

O Presidente Richard Nixon, nos Estados Unidos, e o primeiro-ministro Ehud Olmert, em Israel, entre muitos outros exemplos, foram investigados e tiveram que abandonar as suas funções por força da acção da Justiça.

Na verdade, tal só aconteceu também por força da acção da Comunicação Social e da opinião pública, que se colocaram ao lado dos agentes da Justiça.

Em Portugal, os sinais de desconforto da sociedade civil são evidentes. A imprensa está a fazer o que lhe compete. Só falta a Justiça fazer o seu trabalho.

Apesar dos deputados da Assembleia da República estarem a desenvolver um trabalho meritório em relação ao caso BPN, enquanto optaram por um silêncio envergonhado em relação ao caso Freeport, sejamos claros: José Sócrates e Manuel Dias Loureiro têm o direito à presunção de inocência, mas já deveriam ter tido a dignidade política de se demitirem há muito tempo.

José Sócrates e Manuel Dias Loureiro passaram a ser um fardo demasiado pesado para um país que já tem às costas uma das crises mais graves de sempre.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, não pode fugir às suas responsabilidades constitucionais.

2 comentários:

Unknown disse...

Os representantes deste líder bem se "espremem" a dizer que "ninguém do Governo foi constituído arguido no caso do FREEPORT".
-Ok,mas em que é isso abona o 1ºMin e s/adjunto S.Pereira(«compagnon de route»lá no Ambiente à data do licenciamento do CASO)???
O dito 1º,bem se"esfrangalha"todo contra os que suspeitam de si e até se atreve a processar o escocês por difamação.
-Ok,mas se quer HONRAR o s/nome(c/todo o direito,poix-tá-claro)então porque é que com a mesma"frescura" d'alma e com tanta "insustentável leveza do ser"(ou melhor:porque é que não se deixa de MERDAS e)não vem a terreiro de s/livre e espontânea vontade contar aos PORTUGUESES(a tal maioria que o elegeu...mas espero que essa façanha nunca mais se repita...cuns raios!):
-como trabalhou naqueles malfadados dias de fim de poleiro,p/assinar um licenciamento em tempo record...(?)
-como comprou mercêdes e apartamentos na braamcamp p/metade do preço dos visinhos...(?).
Se está de"cara"lavada,porque não conta aos PORTUGUESES todos,nos 4 principais canais da TV,nos telejornais das 20h:
-Onde arranjou tanto dinheiro para fazer uma vida de luxo desde então ...(?)
-Como pagou ou não tanta riqueza,clarificando o assunto mostrando os movimentos das contas bancárias,nacionais e/ou,se for o caso,em off-shores...(?)
É estranho AINDA não ter feito nada disso,não lhe parece???Quem não tem rabos-de-palha é assim que procede:ABRIR O LIVRO e deixar que os s/eleitores escrutinem a s/vida toda enquanto político(já que os s/assuntos de "cama"não interessam a ninguém,excepto talvez a "f's"!
Oh StºDeus,se assim procedesse,muitos voltaria a acreditar em si,Sr1ºMin, e,certamente,voltariam a dar-lhe a maioria que anda por aí a pedinchar.
Mas,como já deu para se perceber,o s/carácter,nunca o conduzirá a tão transparente/clarividente ATITUDE!
QUEM NÃO DEVE NÃO TEME,caramba!!!
Logo,volto a dizer,todo este tipo postura(ainda por cima a berrar e achar-se "ofendido")só FEDA A CORRUPÇÃO ...
Logo,volto a dizer,o lugar dos GATUNOS é a cadeia ...

Troca Letras disse...

Tenho no meu Blogue uma votação, para escolha da melhor estação de radio, gostaria de receber o teu voto.
O link do Blogue é:
http://trocaletrastexo.blogspot.com/