segunda-feira, 22 de junho de 2009

Portugal merecia mais

Conhecidos os resultados eleitorais de 7 de Junho passado, defendi que o primeiro-ministro deveria apresentar a sua demissão ao Presidente da República.

Ainda que a legitimidade formal para governar não tenha sido beliscada, a derrota nas urnas diminuiu a legitimidade política do governo para assumir em toda a plenitude a recta final do mandato que lhe foi conferido em 2005.

Além dos argumentos constitucionais e políticos, a devolução da palavra ao povo é sempre a melhor forma de clarificação em Democracia.

Manuela Ferreira Leite e Aníbal Cavaco Silva são cúmplices e responsáveis pela actual situação de impasse. Nem a líder do maior partido da Oposição, nem o presidente da República, quiçá por razões estratégicas, levantaram a voz contra mais um adiamento de Portugal.

Afastado o cenário da antecipação das eleições, o que se está a passar?

O país já caiu numa campanha eleitoral que vai durar mais de três meses.

Num momento em que são necessárias medidas de excepção para responder a uma crise interna e global também de excepção, a crescente paralisia governamental é evidente.

Os sucessivos anúncios de adiamentos das obras públicas e de reformas consideradas estruturantes são a prova cabal que o governo já está em gestão corrente.

E a infantilidade política de quem julga que a melhor forma de ultrapassar o desaire eleitoral é aliviar aqui e ali alguns traços de estilo e imagem revela que estamos á beira do pântano.

Pouco importa se a estratégia do primeiro-ministro lhe é política e pessoalmente favorável ou desfavorável. O que realmente importa é a forma desesperada como se está a agarrar ao poder, o que prejudica a governação e o futuro do país.

1 comentário:

Unknown disse...

Mas o kék se espera d'um-falta-de-carácter" como é esse ex-JotaÉSSE que agora (TARDE, MUI TARRRRRDE) aprendeu a papaguear "humildade"...
Ah,mais:a inventar uma outra "deixa" para a ocasião:"governabilidade".
Mas cuns diabos...esse rapazola já se deu conta ou percebeu q,finalmente e ao fim de 4,5 anos, o que conseguiu apresentar ao País foi tão somente um longo estado de "ingovernabilidade" contra tudo e contra todos?
É como diz RCP:está agarrado ao PODER!
Claro!E com um objectivo BÁSICO(q tá bom de ver:"PODER")poder forçar e pressionar e apagar os seus "casos" mais escandalosos e passar por cima do ESTADO. Esse engº-zinho não presta nem tem geito para coisa nenhuma, senão para meias-lecas e aldrabices (as "suas" grandes obras-públicas são + uma via de financiamento de qtas e qtas coisas q nada têm a ver com Portugal...).
Daí q, ele próprio,apenas veja p/sua única "safa", agarrar o lugar de 1ºMin, porque, fora disso, acabará na sargeta...
Ah (lembrando velhas influências) excepto se o "porreiro,pá,porreiro" do Monsigneur Bárrôsô lhe guardar um taxo «dans la Comission Europeénne» p/agarrar o papelaço «du Traité de Lisbonne»...