segunda-feira, 23 de novembro de 2020

PORTUGAL ESTÁ A LEVANTAR FERVURA

 

A última reunião de especialistas no Infarmed revelou que os dados dos especialistas não coincidem com o discurso político que tem justificado a imposição de mais e mais medidas restritivas.

Já vimos de tudo, desde um estudo de Henrique Barros que sustenta conclusões no «parece que», para desvalorizar os transportes públicos apinhados, até às medidas anunciadas com base na capa de um jornal.

O que muitos disseram, e têm repetido até à saciedade, foi finalmente confirmado: o presidente e o primeiro-ministro usam e abusam dos poderes que os portugueses lhes conferiram com a cumplicidade da maioria do Parlamento.

Em boa verdade, este ziguezaguear não é mais nem menos do que a marca dos governos de António Costa, em que a propaganda e os milhões se repetem até à exaustão sem correspondência na realidade.

Até os mais tolerantes, desde os notáveis à imprensa, já não poupam, agora, críticas severas. 

Face ao caos instalado, a resposta da "dupla" Marcelo/Costa tem sido a fuga em frente, sempre concertada, com recurso à banalização de o estado de emergência.

E ninguém trava tanta mentira e desproporcionalidade que tem restringido a liberdade e liquidado a economia e a estrutura familiar e social.

Obviamente, pelo que se tem passado nos últimos cinco anos, o presidente não é capaz de o fazer, porque tem como objectivo a reeleição em 24 de Janeiro de 2021.

A "garantia" presidencial de uma vacina da gripe para todos é talvez o momento triste que faltava para confirmar o folclore e a falta de credibilidade da palavra a partir de Belém.

Em Democracia existem outras instituições de controlo, mas nenhuma delas sai da sua zona de conforto, deixando pasto ilimitado para quem está focado em manter o poder ou em conquistá-lo.

Bem pode Rui Rio dizer que está mais perto de ser primeiro-ministro, mas a forma como tem feito oposição não augura nada de muito diferente para o futuro.

É certo que para um manhoso político manhoso e meio, e  talvez até lá chegue.

Mas as baterias viradas para a festa do Avante e para o congresso do PCP não fazem esquecer que uma quota parte do falhanço na gestão da pandemia também lhe cabe pela reiterada omissão.

O que se espera do líder do maior partido da oposição é exigir ao presidente que cumpra e faça cumprir a Constituição, o escrutínio do governo e alternativas credíveis.

Basta de despotismo e incúria.

Com semanas dramáticas pela frente, o governo tem de arregaçar as mangas e começar a trabalhar com rigor e verdade, já que pouco mais é esperado de o presidente, a não ser a habitual torrente de palavras pias e pomposas.

Com a pandemia a galopar a este ritmo é certa a degradação vertiginosa do clima social e o consequente recurso ao protesto e até violência.

Estamos demasiado habituados a falar apenas de responsabilidade política, mas a Constituição não deixa dúvidas quanto à responsabilidade criminal dos titulares de cargos públicos.

E é disso que se trata, quando os portugueses morrem às mãos de uma gestão da pandemia a roçar o criminoso, apesar do silêncio pesado da Justiça.

Do autoritarismo aos cidadãos desrespeitarem as instituições medeia um muito curto espaço.

Portugal está a levantar fervura.



Sem comentários: