segunda-feira, 16 de agosto de 2021

AFEGANISTÃO E COVID: ACAUTELAR O FUTURO


Do Afeganistão a Portugal, o Estado não gosta, nem nunca gostou, de cidadãos que pensem, sempre preferiu os “tijolos” educados para cumprirem ordens.

No país da papoila, a guerra – a verdadeira – continua com mortes, corrupção e cobardia para negociar com terroristas, mesmo depois de Malala Yousafzai e dos Budas de Bamiyan.

Por cá, é a andança perigosa da vacinação dos 12 aos 15 anos, apesar das brechas no discurso do autoritarismo sanitário.

A guerra no centro da Ásia e a vacinação Covid em Portugal continuam a ser tão opcionais quanto a realidade de interesses diversos e difusos impostos aos cidadãos.

Aliás, a única semelhança entre a guerra e a crise Covid é o sacrifício dos cidadãos.

No Afeganistão, como em Portugal, é tempo de acautelar o futuro, tendo em conta a sonegação de dados e as opções erráticas do poder político.

É imperioso acautelar os registos fidedignos, já que os “oficiais” são divulgados por quem em vez de informar e investigar se limita a propagandear.

Até um insuspeito conselheiro de Estado o reconheceu: «A DGS acabou por ceder à pressão política, o que é dramático».

A táctica de aterrorizar, na era da informação global, está sempre condenada ao fracasso, com a agravante de mobilizar uma reacção extremista.

O fundamentalismo, seja das armas, do risco/benefício ou do negacionismo, resulta sempre em mortes tão desnecessárias quanto nalguns casos criminosas.

Daqui a cinco anos, Marcelo Rebelo de Sousa deve continuar em Belém, a preparar o tapete vermelho para o regresso de António Guterres, mas com mais dificuldade em branquear.

Mas só Deus sabe onde estarão António Costa, Marta Temido e Graça Freitas.

No Afeganistão, até Abril de 2021, morreram cerca de 174 mil pessoas.

Depois de um milhão de infectados e de mais de 17.500 mortes por Covid, em Portugal, o aventureirismo presidencial e os erros do primeiro-ministro também exigem justiça.

É indispensável fazer o apuramento da responsabilidade por tanta e tanta morte.

O último espectáculo gerado à volta da vacinação dos mais jovens é apenas mais um argumento para a exigência da elaboração de um Livro Branco Covid.

Sem comentários: