segunda-feira, 17 de julho de 2023

ESTADO DA NAÇÃO: O TEMPO URGE

 

Na semana do debate do Estado da Nação é fundamental fazer o balanço sobre o país e sobretudo sobre o dia-a-dia dos cidadãos.

Além da habitual propaganda, com a cumplicidade da comunicação social, que insiste em propalar as mentiras políticas do poder, a realidade é profundamente desanimadora, pelo menos para a maioria dos portugueses.

Os pobres estão mais pobres, há mais sem-abrigo, os idosos estão em sofrimento, os jovens emigram, os imigrantes são amontoados como gado e a classe média desaparece a um ritmo crescente.

Apesar dos semblantes sorridentes de António Costa e ministros, o caos está instalado na saúde, na escola, na Justiça e nos transportes, com os fenómenos de insegurança a crescerem à velocidade dos tiros na rua.

Como se tudo isto não bastasse, a Presidência da República está politicamente descredibilizada, restando a simpatia pelo folclore de Marcelo Rebelo de Sousa.

O panorama fica completo com a percepção que há dinheiro para o supérfluo – por exemplo, a Jornada Mundial da Juventude – e nunca há dinheiro para o básico e o essencial, nem força para meter a banca na ordem.

A governação desta espécie de esquerda está a empurrar Portugal para o radicalismo, para a cada vez mais forte extrema-direita, tal como acontece, por exemplo, em Espanha e na Alemanha.

Mais do que um balanço politicamente sério é preciso arrepiar caminho, não com as habituais promessas, mas com medidas pensadas, executadas e posteriormente avaliadas.

Neste cenário a roçar o dantesco, só ainda viável com o endividamento do país e das famílias, bem como com a chuva de apoios comunitários, existe uma minoria que vive tranquilamente e com luxos obscenos num país pobre.

É a minoria que tem a maioria absoluta no bolso e vice-versa, que calou a voz da Igreja em prol dos desfavorecidos, que manda fazer e desfazer o que mais lhe convém, indiferente à corrupção e ao empobrecimento dos seus concidadãos.

O país está cada vez mais parecido com os tristes tempos da governação de José Sócrates.

Estado da Nação: o tempo urge para acorrer à aflição da maioria dos portugueses, e o debate não pode apenas servir para justificar as negociatas de um punhado de profissionais habilidosos nas promessas, dissimulação e manipulação das estatísticas.

Sem comentários: